Uma análise do BPF através da ADMINISTRAÇÃO

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uma análise do BPF através da ADMINISTRAÇÃO

Mensagem por G_hosstt em Ter 11 Abr - 13:48

Boa tarde a todos, creio eu que todos nós jogadores tenhamos conhecimento da situação que o servidor se encontra hoje, o BPF encontra-se lotado de players desrespeitosos, que não cumprem as regras e estão totalmente desinteressados pelo RPG. Partindo do ponto que todas as sociedades contém algum mecanismo capaz de manter a ordem na mesma, ao meu ver, o maior e talvez melhor indicativo de sérios problemas sociais é a análise desse mecanismo de controle. Nesse tópico, eu tentarei colocar um panorama do BPF através da análise de certas situações relativas a administração que presenciei esses dias.

Questão 1 - Os players estão totalmente descompromissados com o RPG
Realmente, é notório houve uma decaída no RPG do servidor, os players estão totalmente desinteressados quanto a simular a vida real, o interesse atual é somente o combate. Observei que há traços que podem incentivar esse descompromisso do RPG em atitudes da administração.

Situação: No tópico criado pelo @BobHurley no dia 05/04/2017 podemos observar claramente essa situação, entretanto devo lembra que o "problema" já foi resolvido pela Sabrina, estou apenas citando aqui como forma de exemplificar. Resumidamente, Bob é o dono do posto de gasolina, entretanto ele vê o seu RPG ser atrapalhado devido a atitudes da administração, que respawna os carros enchendo-os de combustivel, assim atrapalhando os lucros do empresário.

Conclusão: A partir do momento que os próprios administradores(no caso acima, uma administradora dona) estão de certa forma desrespeitando o RPG, isso acaba por indiretamente influenciar as atitudes dos players. É uma contradição requisitar que os players respeitem RPG enquanto as próprias atitudes da administração não são pautadas dessa forma.
Tópico do Bob

Questão 2 - A questão dos respeito
Quando eu jogava em 2011/2012, os players costumavam respeitar o seu espaço, a prática de DM era comum mas não chegava a niveis alarmantes como atualmente. Outra questão que é importante destacar é que a relação administrador-player apesar de tensa em algumas momentos, sempre foi cordial e educada. Creio que hoje não podemos dizer o mesmo

Situação: No mesmo tópico criado pelo @BobHurley no dia 05/04/2017 podemos notar uma situação de desrespeito mútuo entre player e administrador devido a uma situação que acabou por prejudicar o player. 

Conclusão: Nenhum dos lados tem razão para ofender o outro, entretanto é preciso notar que o player foi lesado, é preciso que haja um preparo administrativo para lidar com essas tensões, que são extremamente comuns. O administrador deve buscar sempre ser cordial e educado. No caso em questão, na minha visão, a administradora dona se portou de forma totalmente inadequada ao trocar ofensas com o player, tudo poderia ter sido resolvido na conversa cordial e educada.
Tópico do Bob

Questão 3 - O respeito pelas regras
Atualmente, a situação encontra-se totalmente invertida; o normal é o desrespeito às regras e não o contrário. Atos anti-RPG, DM, abuso de comando ocorrem a todo o momento.

Situação: Durante os eventos de aniversário do BPF, a administradora responsável pela realização deles realizou-os de uma forma que houve desrespeito às regras do servidor. O ganhador do evento seria aquele que mandasse um /anuncio em questão, entretanto, ao meu ver esse anuncio se encaixava na regra de /an indevido. O mais contraditório é que devido a um problema de português (havia ambiguidade na divulgação do evento) teve pessoas que mandaram a resposta errada e foram presas por /an indevido, enquanto os que mandaram certo nada sofreram.

Conclusão: Situações como essa mostram-se extremamente contraditórias, aqueles que deviam garantir que as regras sejam respeitadas estão incitando o contrário, o desrespeito das mesmas; mais contraditório ainda é haver punição para aquele que erraram na hora de responder. Esse tipo de atitude acaba por indiretamente influenciar os players, num momento em que devemos reforçar o respeito as regras.

Considerações Finais
É preciso que realize-se diversas mudanças na administração do servidor, ao meu ver é quase que impossível resolver os problemas do servidor enquanto essas mesmas questões não serem resolvidas no âmbito da administração. Lembrem-se, uma pessoa com infecção generalizada não será curada se só a área dos braços estiver livre da doença.

Agradeço a todos pela leitura.

Atualmente, jogando.
G_hosstt
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Re: Uma análise do BPF através da ADMINISTRAÇÃO

Mensagem por Diogo_Martins em Ter 11 Abr - 13:56

@G_hosstt escreveu:Boa tarde a todos, creio eu que todos nós jogadores tenhamos conhecimento da situação que o servidor se encontra hoje, o BPF encontra-se lotado de players desrespeitosos, que não cumprem as regras e estão totalmente desinteressados pelo RPG. Partindo do ponto que todas as sociedades contém algum mecanismo capaz de manter a ordem na mesma, ao meu ver, o maior e talvez melhor indicativo de sérios problemas sociais é a análise desse mecanismo de controle. Nesse tópico, eu tentarei colocar um panorama do BPF através da análise de certas situações relativas a administração que presenciei esses dias.

Realmente, é notório houve uma decaída no RPG do servidor, os players estão totalmente desinteressados quanto a simular a vida real, o interesse atual é somente o combate. Observei que há traços que podem incentivar esse descompromisso do RPG em atitudes da administração.

Situação: No tópico criado pelo @BobHurley no dia 05/04/2017 podemos observar claramente essa situação, entretanto devo lembra que o "problema" já foi resolvido pela Sabrina, estou apenas citando aqui como forma de exemplificar. Resumidamente, Bob é o dono do posto de gasolina, entretanto ele vê o seu RPG ser atrapalhado devido a atitudes da administração, que respawna os carros enchendo-os de combustivel, assim atrapalhando os lucros do empresário.

Conclusão: A partir do momento que os próprios administradores(no caso acima, uma administradora dona) estão de certa forma desrespeitando o RPG, isso acaba por indiretamente influenciar as atitudes dos players. É uma contradição requisitar que os players respeitem RPG enquanto as próprias atitudes da administração não são pautadas dessa forma.
Tópico do Bob

Quando eu jogava em 2011/2012, os players costumavam respeitar o seu espaço, a prática de DM era comum mas não chegava a niveis alarmantes como atualmente. Outra questão que é importante destacar é que a relação administrador-player apesar de tensa em algumas momentos, sempre foi cordial e educada. Creio que hoje não podemos dizer o mesmo

Situação: No mesmo tópico criado pelo @BobHurley no dia 05/04/2017 podemos notar uma situação de desrespeito mútuo entre player e administrador devido a uma situação que acabou por prejudicar o player. 

Conclusão: Nenhum dos lados tem razão para ofender o outro, entretanto é preciso notar que o player foi lesado, é preciso que haja um preparo administrativo para lidar com essas tensões, que são extremamente comuns. O administrador deve buscar sempre ser cordial e educado. No caso em questão, na minha visão, a administradora dona se portou de forma totalmente inadequada ao trocar ofensas com o player, tudo poderia ter sido resolvido na conversa cordial e educada.
Tópico do Bob

Atualmente, a situação encontra-se totalmente invertida; o normal é o desrespeito às regras e não o contrário. Atos anti-RPG, DM, abuso de comando ocorrem a todo o momento.

Situação: Durante os eventos de aniversário do BPF, a administradora responsável pela realização deles realizou-os de uma forma que houve desrespeito às regras do servidor. O ganhador do evento seria aquele que mandasse um /anuncio em questão, entretanto, ao meu ver esse anuncio se encaixava na regra de /an indevido. O mais contraditório é que devido a um problema de português (havia ambiguidade na divulgação do evento) teve pessoas que mandaram a resposta errada e foram presas por /an indevido, enquanto os que mandaram certo nada sofreram.

Conclusão: Situações como essa mostram-se extremamente contraditórias, aqueles que deviam garantir que as regras sejam respeitadas estão incitando o contrário, o desrespeito das mesmas; mais contraditório ainda é haver punição para aquele que erraram na hora de responder. Esse tipo de atitude acaba por indiretamente influenciar os players, num momento em que devemos reforçar o respeito as regras.

Considerações Finais
É preciso que realize-se diversas mudanças na administração do servidor, ao meu ver é quase que impossível resolver os problemas do servidor enquanto essas mesmas questões não serem resolvidas no âmbito da administração. Lembrem-se, uma pessoa com infecção generalizada não será curada se só a área dos braços estiver livre da doença.

li tudo, mas nao entendi onde você queria chegar!
Diogo_Martins
⇨ Membro Aprendiz 500+

⇨ Membro Aprendiz 500+

Rotam

Mensagem por G_hosstt em Ter 11 Abr - 14:02

@Diogo_Martins escreveu:
@G_hosstt escreveu:Boa tarde a todos, creio eu que todos nós jogadores tenhamos conhecimento da situação que o servidor se encontra hoje, o BPF encontra-se lotado de players desrespeitosos, que não cumprem as regras e estão totalmente desinteressados pelo RPG. Partindo do ponto que todas as sociedades contém algum mecanismo capaz de manter a ordem na mesma, ao meu ver, o maior e talvez melhor indicativo de sérios problemas sociais é a análise desse mecanismo de controle. Nesse tópico, eu tentarei colocar um panorama do BPF através da análise de certas situações relativas a administração que presenciei esses dias.

Tópico do Bob

Tópico do Bob

Considerações Finais

li tudo, mas nao entendi onde você queria chegar!
[...]
Considerações Finais
[...]

Elaborei esse tópico para trazer a tona que juntamente com as atualizações que vem ocorrendo no servidor, devem ocorrer também mudanças na administração, de forma que ela torne-se mais dinâmica e eficiente.

Atualmente, jogando.
G_hosstt
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por Daniel Etzel em Ter 11 Abr - 14:10

Situação não ta das melhores não. Helper eleito há menos de 1 hora banido por xiter agora há pouco '-'

"This is not a democracy anymore"

COLABORE COM O FÓRUM, UTILIZE O BOTÃO REPORT

Leia nossas Regras Globais do Fórum antes de postar

Daniel Etzel
⇨ Membro Profissional 6000+

Polícia Federal

Mensagem por DiEgOo_tXr em Ter 11 Abr - 14:13

Não basta mudar a administração, os players também tem que mudar.
A administraçãoé feita por players tbm.
Hoje em dia pelo que vejo não é igual antes, só vejo mimimi, denuncias, AntRpg, antes o fórum servia para convesas construtivas, discussões sobre diversos assuntos... Eu não estou jogando mas acho que o fórum reflete um pouco a situação do jogo.

GI FOREVER
DiEgOo_tXr
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por LeLe_ZinhoBpf em Ter 11 Abr - 14:16

Aprovo! eterno Master_Girl :/

LeLe_ZinhoBpf
⇨ Membro Iniciante 80+

⇨ Membro Iniciante 80+

FARC

Mensagem por G_hosstt em Ter 11 Abr - 14:18

@DiEgOo_tXr
Sim, é preciso que haja uma mudança de postura por parte dos players e administradores, como citei, o problema não será solucionado se somente resolvemos partes dele.

Atualmente, jogando.
G_hosstt
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por Vitorassi em Ter 11 Abr - 14:26

@Daniel Etzel escreveu:Situação não ta das melhores não. Helper eleito há menos de 1 hora banido por xiter agora há pouco '-'
Prova de que que a culpa não gira SÓ em torno da administração está no que acabei de ler.

Tem XITER 'cumprindo' mais regras e com 'requisitos' suficientes para ser selecionado a STAFF, do que player que não chega a usar xiter mas só faz caquinha. 

Que comece o: 'Nossa, XITER PEGANDO HELPER'  das pessoas que não conseguem ficar 3 dias sem fazer um DM ou algo pior dentro do servidor.
Vitorassi
⇨ Administrador Sub-Dono

⇨ Administrador Sub-Dono

Civil

Mensagem por Irineu em Ter 11 Abr - 14:29

Mano, essa situação de respeito dos players não é culpa da Administração, é culpa deles mesmo, não sabem respeitar o espaço dos outros...

Já a parte da Administração, tem que tomar uma bela de uma providência!
Foi uma sem educação sem limite da parte da SUB-DONA, o Bob foi super normal falando com ela, e ela retribuí respondendo com Ignorância, depois reclama que o povo fala que o BPF está falindo(não estou falando isso).

Conta LoL - Marcelo Peletier
adiciona lá, bora jogar!
Irineu
⇨ Membro Aprendiz 500+

⇨ Membro Aprendiz 500+

Médicos

Mensagem por Daniel Etzel em Ter 11 Abr - 14:39

@Vitorassi escreveu:
@Daniel Etzel escreveu:Situação não ta das melhores não. Helper eleito há menos de 1 hora banido por xiter agora há pouco '-'
Prova de que que a culpa não gira SÓ em torno da administração está no que acabei de ler.

Tem XITER 'cumprindo' mais regras e com 'requisitos' suficientes para ser selecionado a STAFF, do que player que não chega a usar xiter mas só faz caquinha. 

Que comece o: 'Nossa, XITER PEGANDO HELPER'  das pessoas que não conseguem ficar 3 dias sem fazer um DM ou algo pior dentro do servidor.

Ah sim, não que a culpa seja exclusivamente da STAFF atual ou de quem selecionou estes novos helpers, ou melhor, esse novo helper em questão. Mas querendo ou não ele faz parte da administração também, por mais que por pouco tempo, mas faz. E é completamente natural surgir comentários do tipo "HELPER XITADO", "XITER PEGOU HELPER", afinal, ele agora não representa mais a si mesmo, ou a org do qual ele pertencia, ele representa a staff, querendo ou não, e quando esse tipo de coisa acontece, é o nome da administração que é sujado.

Por isso que alguns defendem que a seleção deveria ser mais rigorosa, mais minuciosa principalmente, talvez não só colocar o nick da pessoa na LDP pra ver se tomou cadeia nos últimos 30 dias, mas talvez analisar com mais profundidade as denúncias, averiguar se realmente as denúncias podem ser avaliadas como graves ou apenas descuidos, tempo de casa, analisar tópicos criados, opiniões formadas, nível de RPG dentro do servidor, educação (o que pode parecer banal, mas é muito importante que um administrador seja educado, o que não acontece muito por parte de alguns admins), e etc...

Porque quando surgirem criticas, sempre irão começar por: "A administração" e não "O admin fulano"

Talvez o que eu tenha dito não mude nada, já que teoricamente sim, mas culturalmente não existem punições pra admins. De qualquer modo, fica minha opinião.

"This is not a democracy anymore"

COLABORE COM O FÓRUM, UTILIZE O BOTÃO REPORT

Leia nossas Regras Globais do Fórum antes de postar

Daniel Etzel

Polícia Federal

Mensagem por G_hosstt em Ter 11 Abr - 14:42

@Irineeu escreveu:Mano, essa situação de respeito dos players não é culpa da Administração, é culpa deles mesmo, não sabem respeitar o espaço dos outros...

Já a parte da Administração, tem que tomar uma bela de uma providência!
Foi uma sem educação sem limite da parte da SUB-DONA, o Bob foi super normal falando com ela, e ela retribuí respondendo com Ignorância, depois reclama que o povo fala que o BPF está falindo(não estou falando isso).
Concordo plenamente com você, entretanto, fica dificil cobrar mais respeito e seriedade dos players quando os próprios administradores não agem assim, no caso que citei o problema é ainda pior porque é uma das donas.

@Daniel_Etzel
Acho que você trouxe um excelente ponto para a discussão. A administração é tão importante para o servidor que impressiona o quão incompleto é o sistema de recrutamento atual(e os ultimos também).

Atualmente, jogando.
G_hosstt
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Mensagem por Pietro xD em Qui 13 Abr - 2:40

pow mano ta dando tedio ja todo dia esses cara fzd um texto pra melhorar isso aq , isso ja ta ficando chato , vcs fazendo isso n vai adiantar em nada quem tem q bota na cabeça de que o servidor precisa melhorar sao os donos, agr todo dia vejo no forum as mesma coisas,topicos  cm o mesmo assunto ai fica dificil

wake up and live

Pietro xD
⇨ Membro Avançado 1500+

⇨ Membro Avançado 1500+

Retirar

Mensagem por DiEgOo_tXr em Qui 13 Abr - 6:20

@Pietro xD escreveu:pow mano ta dando tedio ja todo dia esses cara fzd um texto pra melhorar isso aq , isso ja ta ficando chato , vcs fazendo isso n vai adiantar em nada quem tem q bota na cabeça de que o servidor precisa melhorar sao os donos, agr todo dia vejo no forum as mesma coisas,topicos  cm o mesmo assunto ai fica dificil
É só quando ver não abrir pra ler.
Se ninguém falar nunca vai mudar, melhor vim aqui tentar mudar do que ficar babando ovo dos adms fingindo que está tudo mil maravilhas.

GI FOREVER
DiEgOo_tXr
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por Gabriel_Castelamari em Qui 13 Abr - 9:59

@Nescauu escreveu:O final é que a administração tenta o máximo ajudar os players e no final acaba com um tópico falando que deveria ter mudanças​ enfim.. Acho que a culpa não seja dá staff e sim do players, não importa​ oque o administrador faca de bom sempre vai acabar sendo o errado, o beta ..
Responda como player-jogador, não como player-helper/administrador

@tpc
Sinceramente eu não sei pra que diabos desse /abastercertodos .. No tópico do Bob, teve uma Adm que disse que usava para eventos de corrida.. Pela mor ne, usar um comando desses pra abastecer o servidor inteiro por causa de um evento, não tem lógica, mais enfim ne ..

E sobre ex banidos-xiter virar helper/admin kkkk , sem comentários

Conquistas BPF:

Conquistas BPF - EL:

bý: Panic_xD

O tempo ruim vai passar é só uma fase, o BPF é maior que sua NE-GA-TI-VI-DA-DE   Cool Wink

Gabriel_Castelamari
⇨ Moderador do Fórum
⇨ Moderador do Fórum

Civil

Mensagem por LokO_LoW em Qui 13 Abr - 10:07

Todos problemas apresentados aqui simplesmente são causados pela responsavel pelo administradores, coincidência?

by xchuck

→ nKp Founder

The VGS Ownz! ϟϟ

✡️ True GI ✡️

LokO_LoW
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

GI

Mensagem por iPhone_iPH em Qui 13 Abr - 11:09

@Pietro xD escreveu:pow mano ta dando tedio ja todo dia esses cara fzd um texto pra melhorar isso aq , isso ja ta ficando chato , vcs fazendo isso n vai adiantar em nada quem tem q bota na cabeça de que o servidor precisa melhorar sao os donos, agr todo dia vejo no forum as mesma coisas,topicos  cm o mesmo assunto ai fica dificil

Se ninguém fazer nada vai ficar a mesma mercadoria. E se você não sabe quem faz o servidor ficar vivo são os players.

Ex Administrador Nível 4 do Servidor - 06/11/2015 até 12/04/2016 - de 16/06/2016 até 
Ex Administrador Nível 5 de 01/01/2017 até 24/02/2017
Jogador de Brasil PlayForever - de 15/11/2012
Ex-Líder dos Hitmans - 10/09/2015 até 06/11/2015
Evite infrações que lhe resultarão em punições futuras, leia as Regras do fórum

iPhone_iPH
⇨ Membro Veterano 3000+
⇨ Membro Veterano 3000+

Retirar

Mensagem por G_hosstt em Qui 13 Abr - 13:23

Não é querer ser chato, ou hater, mas todos os problemas do BPF estão se "solucionando": Tito ta atualizando o gamemode, os players "tóxicos" tão sendo banidos, só falta que tambem ocorra um movimento de mudança por parte da administração. Não adianta nada vir falar que o estado do servidor é somente culpa nossa, isso é uma mentira. Player, administração, raphael, todo mundo contribuiu para o que vemos hoje. Se a administração fosse mais amiga dos players, buscasse nos ouvir mais, o estado de total abandono de SF poderia ter sido evitado, administrador e player são para trabalhar juntos !

Atualmente, jogando.
G_hosstt
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por matheus 100 em Qui 13 Abr - 14:28

Famoso NemLiNemLerei Mas Marquei presença Boa sorte ai no seu topico

You Love me Forever
matheus 100
⇨ Membro Aprendiz 500+

⇨ Membro Aprendiz 500+

Triads

Mensagem por Vitor_Iturama em Sex 14 Abr - 13:58

O bpf está ótimo e vocês so saber reclama kkk bpf owna gente nu ta vendo? 80play por dia entt

PeDriNaTiCo 
Vitor_Iturama
⇨ Membro Aprendiz 500+

⇨ Membro Aprendiz 500+

Taxista

Mensagem por Irineu em Sex 14 Abr - 14:39

@Vitor_Iturama escreveu:
O bpf está ótimo e vocês so saber reclama kkk bpf owna gente nu ta vendo? 80play por dia entt
quem fez esse teu avatar e sign ai men kkkj ?

@topic
é muito choro envolvido kkkkkkk

Conta LoL - Marcelo Peletier
adiciona lá, bora jogar!
Irineu
⇨ Membro Aprendiz 500+

⇨ Membro Aprendiz 500+

Médicos

Mensagem por BobHurley em Sab 15 Abr - 16:40

o ant rpg vem la da administracao pra comecar, e se vai comecar arrumar as coisas tem que comecar por cima. la atras la nos admins cargos altos que fazem mais ant rpg e vem acobertando os amiguinhos e lambedores de saco.

Depois vem as orgs principalmente policiais por abuso com /su.

depois vem terroristas e gg 

e os civis que tambem fazem sua parte

Metas:

Ser Nivel 50[x]
Ser Nivel 100[x]
$1kkk[x]
$10kkk [x]
$15kkk[x]
$20kkk[x]
$30kkk[x]
Casa Free LS [x]
Ser Prefeito LS [x]
Ser Lider [x]
Old (2010) [x]
BobHurley
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por Raffael_Romano em Sab 15 Abr - 16:53

Não me meto nessas discussões, creio que ambas partes precisa de amadurecimento, principalmente da parte dos players.

Em fim, Só sei que nada sei.

Raffael_Romano
⇨ Membro Iniciante 80+

⇨ Membro Iniciante 80+

Polícia Militar

Mensagem por G_hosstt em Sab 15 Abr - 18:27

Sim, é necessário uma melhora de ambas as partes, mas no meu ponto de vista a mudança deveria partir inicialmente da administração. Ela tem muito menos pessoas e muito mais "poder", ou seja, mais prático e funcional começar mudando por ali.

Atualmente, jogando.
G_hosstt
Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda

Civil

Mensagem por Lock_xD em Sab 15 Abr - 18:47

Sou jogador de 2011 e tenho uma boa carga de horas no servidor. Entrei hoje aqui no forum para ver como estavam as coisas em relação servidor x players. 

Pelo que vi não é das melhores a situação que o BPF passa.. desde a 3.2 a qual mudou um pouco o gameplay do BPF as coisas mudaram. Players antigos como eu deixaram de jogar esse bom e velho GTA por motivos de que o servidor estaria caminhando pra um lado  um tanto desagradável. Saudades do tempo de 250/250 que pra entrar no servidor NA SEMANA  era um sacrificio. Bom, BPF nao irá voltar a ser o que era.. na minha epoca a administração ja era chula(meados de 2013/2014)  e pouco pratica, conheci bons admins porem o nivel ja vinha caindo. 

Não adianta criticar somente os players tambem, o player é espelho da administração. Lembro quando comecei a jogar a adm era rigida e imparcial( ainda mais com assuntos relacionados aos COP's) .. e assim justifica que desde  2011 nunca fui preso por cadeia admin com motivo justificavel.. aconteceu uma vez e foi erro administrativo. 

Aos que ficaram no servidor viram que isso virou um DM organizado. (è as vezes não é tao organizado assim)

"Muitos julgam sem saber. Um dia já fui um mito, hoje apenas um veterano compartilhando sabedorias."
4 anos de BPF.
#GI Aposentado #COP Aposentado

Lock_xD
⇨ Membro Aprendiz 500+

⇨ Membro Aprendiz 500+

GI

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: