Brasil PlayForever RPG
Seja Bem-Vindo(a) ao fórum do Brasil PlayForever

Conecte-se ou crie uma conta agora mesmo para que tenha acesso a todo o conteúdo bacana que nós disponibilizamos.

Desde já agradecemos sua visita.

Equipe
Brasil PlayForever

Compartilhe
Ir em baixo
Admin_8888
⇨ Membro Iniciante 80+
⇨ Membro Iniciante 80+
Warns :
900 / 999900 / 999

Objetivação de comandos

em Qua 6 Jun - 23:04
Objetivação de comandos significa fazer com que grande parte dos comandos do servidor sigam um padrão semelhante a orientação a objetos. Eu posso ter inventado o termo "objetivação de comandos", mas vocês vão entender com meu exemplo.

O que era:

• /ajudaempresa 
  • /infoempresa
  • /taxaempresa 
  • /nomeempresa 
  • /precoproduto 
  • /extorsao 
  • /abrir 
  • /venderempresa

Passaria a ser:

• /empresa ou /empresa ajuda
  • /empresa info
  • /empresa taxa
  • /empresa nome
  • /empresa produto preco
  • /empresa extorsao 
  • /empresa abrir
  • /empresa vender

Como viram, ficou muito mais bonito e fácil de se ler. O padrão é: /[nome do objeto] [método ou atributo do objeto]. Note que dentro de /empresa tem também o produto. Produto tem suas próprias características, portanto é um objeto também. Então nesse caso é um comando composto de dois objetos: /[nome do objeto] [nome do objeto] [método ou atributo do objeto], que no exemplo é /empresa produto preco.

Os benefícios são inúmeros. Desse jeito é mais fácil para ler e é mais bonito como eu já havia dito ali. E é muito mais fácil de se memorizar. Agora quando um comando objeto recebe algum método novo, você não tem que decorar um comando novo, só o método. E você vai ver o método novo sempre que digitar o comando "/[nome do objeto]" ou "/[nome do objeto] ajuda". Um exemplo de novo método: Será lançado um comando para mudar a cor do carro da minha casa. Ao invés de criar um comando bizarro como: /carrocasacor ou /corcarrocasa, seria lançado com o padrão: "/[nome do objeto] [nome do objeto] [método ou atributo do objeto]" que ficaria "/casa carro cor". Casa vem primeiro, pois contém o carro.

Comandos como /relatorio /par /sms /tv /ban e outros permaneceriam os mesmos, pois são simples demais.
Uso do bom senso: O comando /sms poderia virar um método de /telefone, pois é isso o que um telefone faz. E no BPF, um telefone também pode /ligar e fazer outras coisas que não estou lembrado. Então poderia ficar: /telefone sms e /telefone ligar, porém temos sempre que usar o bom senso na hora de transformar comandos em comandos objetos. Um comando como "/sms" é tão simples... Pra que alguém iria querer um "/telefone sms"? Nem eu gostaria. Minha ideia em momentos assim é criar esses comandos objetos (/telefone sms e /telefone ligar), mas deixar os comandos /sms e /ligar como atalhos. Assim estaríamos seguindo o padrão sem forçar as pessoas a usar comandos grandes pra fazer coisas simples. 

É só isso mesmo que eu queria dizer, espero que gostem :)
G_hosstt
⇨ Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda
Warns :
80 / 99980 / 999

Re: Objetivação de comandos

em Qua 6 Jun - 23:10
@Admin_8888 escreveu:Objetivação de comandos significa fazer com que grande parte dos comandos do servidor sigam um padrão semelhante a orientação a objetos. Eu posso ter inventado o termo "objetivação de comandos", mas vocês vão entender com meu exemplo.

O que era:

• /ajudaempresa 
  • /infoempresa
  • /taxaempresa 
  • /nomeempresa 
  • /precoproduto 
  • /extorsao 
  • /abrir 
  • /venderempresa

Passaria a ser:

• /empresa ou /empresa ajuda
  • /empresa info
  • /empresa taxa
  • /empresa nome
  • /empresa produto preco
  • /empresa extorsao 
  • /empresa abrir
  • /empresa vender

Como viram, ficou muito mais bonito e fácil de se ler. O padrão é: /[nome do objeto] [método ou atributo do objeto]. Note que dentro de /empresa tem também o produto. Produto tem suas próprias características, portanto é um objeto também. Então nesse caso é um comando composto de dois objetos: /[nome do objeto] [nome do objeto] [método ou atributo do objeto], que no exemplo é /empresa produto preco.

Os benefícios são inúmeros. Desse jeito é mais fácil para ler e é mais bonito como eu já havia dito ali. E é muito mais fácil de se memorizar. Agora quando um comando objeto recebe algum método novo, você não tem que decorar um comando novo, só o método. E você vai ver o método novo sempre que digitar o comando "/[nome do objeto]" ou "/[nome do objeto] ajuda". Um exemplo de novo método: Será lançado um comando para mudar a cor do carro da minha casa. Ao invés de criar um comando bizarro como: /carrocasacor ou /corcarrocasa, seria lançado com o padrão: "/[nome do objeto] [nome do objeto] [método ou atributo do objeto]" que ficaria "/casa carro cor". Casa vem primeiro, pois contém o carro.

Comandos como /relatorio /par /sms /tv /ban e outros permaneceriam os mesmos, pois são simples demais.
Uso do bom senso: O comando /sms poderia virar um método de /telefone, pois é isso o que um telefone faz. E no BPF, um telefone também pode /ligar e fazer outras coisas que não estou lembrado. Então poderia ficar: /telefone sms e /telefone ligar, porém temos sempre que usar o bom senso na hora de transformar comandos em comandos objetos. Um comando como "/sms" é tão simples... Pra que alguém iria querer um "/telefone sms"? Nem eu gostaria. Minha ideia em momentos assim é criar esses comandos objetos (/telefone sms e /telefone ligar), mas deixar os comandos /sms e /ligar como atalhos. Assim estaríamos seguindo o padrão sem forçar as pessoas a usar comandos grandes pra fazer coisas simples. 

É só isso mesmo que eu queria dizer, espero que gostem :)
Aprovo, realmente é uma mudança bem-vinda. Entretanto, acredito que o Enfermeiro só deva mexer nisso após terminar seus planos de grandes atualizações, porque isso dai deve ser chatinho de consertar.
RaaFinHa_Psy
⇨ Membro Velha Guarda
⇨ Membro Velha Guarda
Warns :
160 / 999160 / 999

em Qui 7 Jun - 12:43
Eu gostei da ideia, ficou mais bonito visualmente e se assemelha com o emprego de lixeiro, onde usando /lixeiro aparece seus complementos dos comandos.

Como Ghostt citou, creio que seja chatinho ajustar isso, mas acho que seria realmente uma boa.
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: